No RN, nível de reservatórios secos ou em volume morto tem nova melhora - O IRREVERENTE

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 13 de março de 2017

No RN, nível de reservatórios secos ou em volume morto tem nova melhora



O nível dos reservatórios do RN teve mais uma melhora. É o que aponta relatório divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Segundo o órgão, que monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, os reservatórios secos ou em volume morto – que no começo do mês representavam 69% do total – baixou mais 2% desde última análise e agora são 57%, o que significa uma redução de 12% por causa das chuvas que vêm caindo no estado nas últimas semanas. Somente neste final de semana, choveu em 87 municípios do estado.

Apesar da nova melhora, o Governo do RN anunciou que vai decretar situação de emergência por causa da seca pelo 4º ano consecutivo. Com mais de 5 anos de chuvas abaixo da média, este é o período de estiagem mais severo da história do estado. Dos 167 municípios potiguares, 153 sofrem com os efeitos da seca.

Atualmente, 76 cidades possuem algum tipo de rodízio de abastecimento e outros 18 municípios estão em colapso hídrico – que é quando a companhia que fornece água admite que não tem condições de manter o fornecimento e a população passa a ser abastecida por meio de caminhões-pipa.

Melhora na Armando Ribeiro
Maior reservatório do Rio Grande do Norte, com uma capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves estava com 328,486 milhões de metros cúbicos no relatório do dia 6 de fevereiro. Atualmente, está com 383,039 milhões, o que representa 15,96% do seu volume total.

Piora em Santa Cruz
A segunda maior barragem do estado é Santa Cruz, em Apodi. Com capacidade total de 600 milhões de metros cúbicos, o reservatório teve uma pequena redução de volume, passando de 137,013 milhões de metros cúbicos para 136,053 milhões (22,69% da sua capacidade).

Fonte: G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here