Dos 47 reservatórios do RN, 29 estão em ‘colapso’ - O IRREVERENTE

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Dos 47 reservatórios do RN, 29 estão em ‘colapso’



Apesar das chuvas caíram sobre o Rio Grande do Norte nas últimas semanas, principalmente sobre a área leste do estado, a situação dos principais reservatórios potiguares continua preocupante. Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), 19 deles estão em volume morto e dez estão vazios. Ou seja, 29 açudes estão em colapso hídrico.

O órgão estadual é responsável pela gestão técnica e operacional dos recursos hídricos em todo o território norte-rio-grandense e monitora todos os 47 reservatórios do RN com potencial hídrico acima de cinco milhões de metros cúbicos de água.

O maior reservatório potiguar, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, tem capacidade dois bilhões e 400 milhões de m³ de água, mas hoje conta com um pouco mais de 420 milhões de m³, ou seja, apenas 17,53% de sua capacidade volumétrica, segundo informações do Igarn. A segunda maior barragem do RN, a Santa Cruz do Apodi também se encontra em situação semelhante, com 20,08% de seu volume original.

Fonte: Jair Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here