Nada pior do que dormir mal, o corpo e a mente não descansam o suficiente para o dia que está por vir. “Além da menor produtividade, já que a pessoa não consegue se recuperar mentalmente, a má qualidade do sono causa prejuÃzo para a saúde. A pressão arterial, a frequência cardÃaca e outros sistemas se recuperam do desgaste do dia a dia nesse momento”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma (International Stress Management Association) no Brasil e copresidente da divisão de saúde ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria.
Dormir bem não está relacionado à quantidade de horas dormidas, mas, sim, com a qualidade. “Há quem precise de nove horas de sono e quem se contente com seis, o importante é como a pessoa se sentiu ao acordar”, diz Ana Maria.
Algumas atitudes simples na rotina podem influenciar na tranquilidade do sono. Siga as dicas e inicie a preparação horas antes de se deitar.
Em um mundo ideal, todos deverÃamos parar de pensar no trabalho assim que chegássemos em casa. Mas como demandas urgentes podem surgir a qualquer momento, muitas vezes, nos vemos resolvendo problemas até a hora de dormir. Segundo Ana Maria, se não for possÃvel se desligar dos assuntos profissionais terminado o expediente, é preciso deixá-los de lado, pelo menos, três horas antes de ir para a cama.
Crie rituais
“Desenvolver alguns rituais é importante para quem tem dificuldade de adormecer. Criar uma rotina na hora de dormir faz com que haja uma associação mental de que é o momento de relaxar”, diz Sâmia Simurro, vice-presidente de projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Para Ana Maria, colocar um roupão ou passar creme no rosto são atitudes simples, mas que direcionam a atenção para o ritual do sono. “A ideia é ter sempre uma última coisa a fazer. Algo que sinalize que, daà em diante, é hora de descansar”, fala a psicóloga.
Escolha bem os alimentos
Evite DRs
Deixar para discutir os problemas da relação ou dar aquele sermão nos filhos no final do dia é garantia de uma noite mal dormida. “Não é hora de acertar contas. Mesmo depois de tudo resolvido, a carga emocional fica”, diz Ana Maria.
Dependendo do conteúdo do filme e da leitura, sua noite de sono pode ser ótima. Mas é preciso ficar atento para não escolher algo que cause nervosismo e/ou ansiedade. "A sugestão é que a pessoa procure obras leves ou até monótonas e desinteressantes, o que normalmente desperta o sono”, afirma Sâmia. Assistir a algum programa na televisão pode ajudar a relaxar, com exceção dos noticiários. “O ideal é não ver telejornais, pelo menos, duas horas antes de dormir. Pessoas mais sugestionáveis podem ter um sono agitado ao ver notÃcias ruins”, diz Ana Maria.
Colocar a cabeça no travesseiro e começar a pensar em tudo o que deu errado no dia ou no que gostaria de mudar na própria vida é uma atitude que acaba com o sono. “Pensar em algo positivo e tentar transformar pensamentos negativos, concentrando-se nas coisas boas, pode ajudar a ter uma noite calma e com qualidade”, diz Ana Maria.
Por Andrezza Czech,
Nenhum comentário:
Postar um comentário