Alto do Rodrigues - 06 dicas para relaxar e ter uma boa noite de sono - O IRREVERENTE

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Alto do Rodrigues - 06 dicas para relaxar e ter uma boa noite de sono



Nada pior do que dormir mal, o corpo e a mente não descansam o suficiente para o dia que está por vir. “Além da menor produtividade, já que a pessoa não consegue se recuperar mentalmente, a má qualidade do sono causa prejuízo para a saúde. A pressão arterial, a frequência cardíaca e outros sistemas se recuperam do desgaste do dia a dia nesse momento”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma (International Stress Management Association) no Brasil e copresidente da divisão de saúde ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria.

Dormir bem não está relacionado à quantidade de horas dormidas, mas, sim, com a qualidade. “Há quem precise de nove horas de sono e quem se contente com seis, o importante é como a pessoa se sentiu ao acordar”, diz Ana Maria.

Algumas atitudes simples na rotina podem influenciar na tranquilidade do sono. Siga as dicas e inicie a preparação horas antes de se deitar.

Desligue-se do trabalho

Em um mundo ideal, todos deveríamos parar de pensar no trabalho assim que chegássemos em casa. Mas como demandas urgentes podem surgir a qualquer momento, muitas vezes, nos vemos resolvendo problemas até a hora de dormir. Segundo Ana Maria, se não for possível se desligar dos assuntos profissionais terminado o expediente, é preciso deixá-los de lado, pelo menos, três horas antes de ir para a cama.


Crie rituais


“Desenvolver alguns rituais é importante para quem tem dificuldade de adormecer. Criar uma rotina na hora de dormir faz com que haja uma associação mental de que é o momento de relaxar”, diz Sâmia Simurro, vice-presidente de projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Para Ana Maria, colocar um roupão ou passar creme no rosto são atitudes simples, mas que direcionam a atenção para o ritual do sono. “A ideia é ter sempre uma última coisa a fazer. Algo que sinalize que, daí em diante, é hora de descansar”, fala a psicóloga.

Escolha bem os alimentos

Bebidas como café, refrigerante e chá mate, verde e preto devem ser evitadas, no mínimo, duas horas antes de dormir. Refeições pesadas no jantar também são inimigas de uma boa noite de sono. “O álcool é um problema. Há quem beba para dormir, porque, em um primeiro momento, ele parece induzir ao sono, mas faz com que se acorde no meio da noite”, diz Ana Maria. Já um chá de camomila ou um copo de leite podem mesmo ajudar a relaxar.

Evite DRs

Deixar para discutir os problemas da relação ou dar aquele sermão nos filhos no final do dia é garantia de uma noite mal dormida. “Não é hora de acertar contas. Mesmo depois de tudo resolvido, a carga emocional fica”, diz Ana Maria.

Leia ou assista a filmes

Dependendo do conteúdo do filme e da leitura, sua noite de sono pode ser ótima. Mas é preciso ficar atento para não escolher algo que cause nervosismo e/ou ansiedade. "A sugestão é que a pessoa procure obras leves ou até monótonas e desinteressantes, o que normalmente desperta o sono”, afirma Sâmia. Assistir a algum programa na televisão pode ajudar a relaxar, com exceção dos noticiários. “O ideal é não ver telejornais, pelo menos, duas horas antes de dormir. Pessoas mais sugestionáveis podem ter um sono agitado ao ver notícias ruins”, diz Ana Maria.

Tenha pensamentos positivos

Colocar a cabeça no travesseiro e começar a pensar em tudo o que deu errado no dia ou no que gostaria de mudar na própria vida é uma atitude que acaba com o sono. “Pensar em algo positivo e tentar transformar pensamentos negativos, concentrando-se nas coisas boas, pode ajudar a ter uma noite calma e com qualidade”, diz Ana Maria.

Por Andrezza Czech,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here