Uma das soluções para amenizar os efeitos da seca é a construção de barragens submersas, estruturas que acumulam água no subsolo e tornam-se importantes reservatórios durante o longo período de estiagem.
Alexandria, um dos municípios potiguares em situação de emergência devido à seca, será contemplada com cinco barragens do tipo - pleito solicitado pela prefeita Jeane Ferreira, através do deputado Fábio Faria. A emenda destinada pelo parlamentar ao município foi no valor de R$ 210 mil.
"O objetivo é criar reservatórios de água potável e para irrigação, garantindo a fertilidade do solo e a sobrevivência de centenas de famílias em comunidades rurais do RN", disse Fábio Faria. Os recursos para construção dos equipamentos já estão assegurados pelo Ministério da Integração Nacional.
A obra será executada pela Emater, instituto responsável há anos pelo projeto de barragens subterrâneas no Estado. "É uma ação que tem ajudado e muito os agricultores da região a conviverem com a seca", disse a prefeita de Alexandria.
Jair Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário