O programa Ação & Transparência deste sábado (15), teve a participação especial de parte, dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Uma equipe composta por especialistas em diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica, que compartilham as práticas e saberes em saúde nos territórios, sob responsabilidade destas equipes.
A fisioterapeuta Maria do Socorro e integrante do grupo no município, falou da importância dos profissionais do NASF em atender os pacientes em suas residências. O Atendimento Domiciliar é um serviço oferecido aos pacientes que apresentam dificuldades para realizar o seu tratamento fisioterápico nos postinhos de Saúde, seja por motivos de condições físicas, transporte ou entre outros. O profissional fisioterapeuta atende, trata e reabilita na casa do paciente, de acordo com suas necessidades, sejam funções ortopédicas (fraturas, entorses, contusões) ou Respiratórias (Asma, DPOC, Bronquite).
Já a nutricionista Ana Isadora, falou de algumas ações que o NASF desenvolve no município, entre as quais, o Programa Gerando Amor, voltado para as gestantes, o programa contra o tabagismo, que trata dos riscos do fumo a saúde e, oferece suporte, por meio de grupos, nos quais, todos, têm o mesmo objetivo, que é parar de fumar. Além da importância do programa da Coleta Seletiva de Medicamentos.
Reforçou ainda, que o grupo não se limita apenas na recuperação da saúde após a enfermidade já instalada no paciente, mas também, tem por objetivo prevenir doenças e promover a saúde das pessoas.
Atuam também em grupos como hiperdia, de terapêuticos para redução de peso, entre outros. No caso da nutricionista, ela faz atendimentos individuais para casos específicos e ajuda ao grupo na elaboração de campanhas educativas, entre outras atribuições.
A assistente social Tatiana Fonseca falou da importância dos seis profissionais do NASF em atender os pacientes que necessitam de um cuidado especial.
Este trabalho propõe sistematizar os objetivos da atuação do Assistente Social.
O Serviço Social é uma profissão interventiva, que tem como objetivo a busca para diminuir as disparidades sociais, através de pesquisas e análises de realidade social, buscando a preservação, a defesa e a assistência aos indivíduos desassistidos, através de políticas sociais, de forma planejada e organizada, trabalhando no enfrentamento de problemas, das injustiças que podem afetar os desfavorecidos socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário