Coronavírus: Prefeitura de Niterói vai interditar praias, bares e restaurantes - O IRREVERENTE

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 19 de março de 2020

Coronavírus: Prefeitura de Niterói vai interditar praias, bares e restaurantes



O prefeito Rodrigo Neves vai publicar, nesta quinta-feira, um decreto que interdita bares,restaurantes, shoppings, centros comerciais, clubes e quiosques de alimentação de Niterói e proibe a permanência nas praias da Região Oceânica e da Baía, além das praças da cidade. A interdição, que não inclui serviços de delivery, já vale a partir desta quinta e vai até o dia 6 de abril, podendo ser prorrogada de acordo com a evolução da pandemia de coronavírus e das orientações das autoridades de saúde.

Nesta terça-feira, Rodrigo Neves anunciou nas redes sociais sua intenção em interditar os bares, restaurantes e praias. Em uma transmissão ao vivo no Instagram, o prefeito reclamou que muitos jovens ainda não estavam tendo consciência sobre a importância do isolamento social e estavam indo à praia. Ainda na terça, o GLOBO-Niterói recebeu diversos relatos e imagens de muitos idosos circulando nas ruas e ambientes fechados como shoppings.


- São três semanas críticas porque é o período de maior proliferação do vírus em Niterói. Hoje, os casos estão mais concentrados em Icaraí, alguns bairros da Zona Sul e alguns segmentos da Região Oceânica, mas a situação é de emergência pública na saúde. Tenho certeza que cada cidadão vai fazer sua parte para salvar vidas - destacou Neves em sua fala para internautas.

Antes mesmo do anúncio do decreto, alguns restaurantes resolveram fechar as portas de forma voluntária. Um dos primeiros a adotar a medida, na segunda-feira, foi o restaurante Luiz Fogão, no Cafubá. A pizzaria Donna Toscana anunciou, nesta terça, que só atenderia para delivery e, nesta quarta, o Grupo Paludo também anunciou que só vai trabalhar com serviço de entregas nas unidades Paludo Gourmet, Queen Pizza e Queen Jardim. Já o Buzin informou que vai paralisar todas as atividades.

Atendendo à determinação estadual, os shoppings já não abriram suas lojas nesta quarta, funcionaram apenas supermercado, laboratórios, clínicas, bancos e serviços públicos, farmáscioas restaurantes, bares e lanchonetes. Já a Associação de Clubes de Niterói já tinha decido fechar as unidades da cidade na terça.
Medidas já adotadas pela prefeitura para prevenção ao novo coronavírus:

AÇÕES: Criação do Gabinete de Crise que está responsável pela tomada de decisões no combate ao novo coronavírus.

ESCOLAS: Suspensão das aulas na rede pública de Niterói com determinação de distribuição de cestas básicas às famílias dos alunos, garantindo a segurança alimentar.

LAZER: Fechamento da visitação por 30 dias aos equipamentos públicos listados: MAC, Campo de São Bento, Hortos do Fonseca, Itaipu e do Barreto, Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), Parque da Cidade, Parque das Águas, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Teatro Municipal João Caetano, Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro, Museu Janete Costa de Arte Popular e demais praças cercadas que contenham gradil.

CASOS SUSPEITOS: Monitoramento de pacientes com suspeita da doença e de todos com quem que tiveram contato, coleta de amostras e envio para o laboratório estadual referência para o diagnóstico ou descarte da doença. Caso o diagnóstico seja confirmado, a FMS acompanha o tratamento e o isolamento do paciente e monitora todos que tiveram contato com ele.

LICITAÇÃO: Dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde.

EVENTOS CULTURAIS: Suspensão de eventos culturais e esportivos, feiras de artesanato e produtos orgânicos, por 15 dias.

COMPRA DE INSUMOS: Aberto o processo de compra de insumos para a assistência em casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus.

TREINAMENTO: Capacitação sobre o coronavírus para todos os profissionais da rede municipal de Saúde.

INFORMAÇÃO: Distribuição de cartilha para todas as unidades da Saúde, Educação e demais prédios públicos do município com orientações sobre como agir em casos suspeitos.

HOSPITAIS: Reserva de leitos de isolamento para o novo coronavírus nas unidades municipais de acordo com o plano de contingência estadual.

FÉRIAS: Suspensão das férias dos servidores da Saúde na fase aguda do vírus.

MAIS VERBA: Suplementação orçamentária para a área de Saúde para assegurar mais recursos para a área.

TRIBUTO: Adiamento do pagamento de ISS para todos os setores pelo prazo de três meses.

HOME OFFICE: Autorizado o regime de home office para os servidores, sem prejudicar o andamento do serviço e a critério das secretarias.

HIGIENIZAÇÃO: Elaboração de norma com medidas de higienização e prevenção ao contágio a serem adotadas nos transportes de ônibus, táxis e transporte por aplicativos.

CIRURGIAS ELETIVAS: Suspensão dos procedimentos para reserva de leitos voltados para pacientes da Covid-19.

PROVA DE VIDA: Suspensão da prova de vida de aposentados e pensionistas do Niterói Prev enquanto perdurar a pandemia.

CONCURSOS: Suspensão de realização de provas de concursos públicos

EMERGÊNCIA: Decretada emergência em saúde pública com possibilidade de adoção de medidas como isolamento, quarentena, realização compulsória de exames, testes, coleta de amostras, entre outros tratamentos médicos, além de requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas com pagamento posterior de indenização.

SETOR ECONÔMICO: Criação da Câmara Temática da área econômica, com entidades empresariais e industriais da cidade para acompanhar constantemente e discutir medidas para reduzir o impacto na economia.

Por EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here