Internações por problemas respiratórios no RN aumentam seis vezes em março - O IRREVERENTE

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Internações por problemas respiratórios no RN aumentam seis vezes em março




O número de internações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentou seis vezes apenas em março no Rio Grande do Norte, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O mês registra 75% de todas as internações relacionadas com problemas respiratórios em todo o ano de 2020.

Na 13ª semana epidemiológica do ano, que vai de 22 a 28 de março, foram registradas 13 internações. O mesmo número se repetiu nas duas semanas anteriores – entre os dias 7 e 21 de março. Apenas nos primeiros sete dias do mês que as internações foram menores: 1 caso.

O aumento das internações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pode estar relacionado com o surgimento dos casos do novo coronavírus, que é responsável pela covid-19, no Estado. O primeiro caso da doença foi registrado no dia 13 de março. Do total de hospitalizações em 2020, entre janeiro e fevereiro, a média foi de 2,1 internações por semana.

Mas, com a entrada do coronavírus no Rio Grande do Norte, os registros subiram exponencialmente a partir de março. A maior parte dos casos está registrada na faixa de pessoas entre 30 e 49 anos. Os dados de internações foram disponibilizados pelo sistema Infogripe, da Fiocruz, que monitora os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Brasil.

Esta condição é caracterizada por febre


alta, tosse e dificuldades para respirar. Isso demanda atendimento especializado e a utilização, dependendo da gravidade, de ventilação mecânica. Segundo a Fiocruz, outras doenças, além da covid-19, causam a síndrome respiratória, como influenza e pneumonia. No entanto, os dados de março mostram elevação abrupta coincidente com a chegada do coronavírus no país.


Por Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here