O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou na manhã deste sábado (9), novas medidas para enfrentamento do coronavírus na capital. Entre as determinações do novo decreto que endurecem o distanciamento social, está o fechamento de feiras livres, a proibição do acesso às praças públicas da cidade, a obrigatoriedade do trabalho home office de profissionais liberais e do uso de máscaras. Também foi anunciada a implantação de 40 novos leitos para pacientes com a Covid-19.
Foram usados como critérios para as determinações o baixo índice de distanciamento social dos pessoenses nos últimos dias, a taxa de ocupação dos leitos e o número de casos, que até a noite de sexta-feira (8), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), é de 1.062 pessoas com a doença. Conforme o prefeito, o uso de mascaras é obrigatório principalmente para os entregadores de delivery, que também precisam estar usando luvas no momento das entregas.
De acordo com o gestor, a decisão de fechar temporariamente as feiras livres e as feiras menores que ficam próximas aos mercados públicos, é para evitar o contágio pela quantidade de pessoas que frequentam e para evitar um futuro fechamento dos próprios mercados.
O acesso às praças públicas para caminhadas, peladas e quaisquer outras atividades está proibido. Os profissionais liberais como advogados, publicitários, contadores, corretores e arquitetos devem adotar a modalidade de trabalho em casa. “São medidas duras e difíceis, mas o momento requer para que vidas sejam salvas”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário