IFRN Contra a intervenção e o desmonte da instituição - O IRREVERENTE

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

IFRN Contra a intervenção e o desmonte da instituição


A comunidade acadêmica do IFRN, distribuída em 21 municípios do Estado, elegeu no dia 04/12/2019, em processo de consulta eleitoral democrática, o professor José Arnóbio de Araújo Filho, que obteve 48,25% dos votos do pleito. Entretanto, o governo Jair Bolsonaro nomeou um interventor para assumir o cargo máximo da Instituição, ato que consideramos sem validação legal e justa, visto que o Instituto realizou no ano passado, de forma democrática e transparente, o processo de escolha dos seus dirigentes, com um pleito que contou com quatro chapas concorrentes para um universo de 29.589 eleitores aptos à votação, do qual o interventor sequer participou. Atualmente, passados quase 150 dias de intervenção, dirigimo-nos à sociedade do Vale do Açu para denunciar as consequências nefastas para o IFRN da nomeação de um interventor e de sua ação dentro da instituição. Além de o interventor atacar frontalmente com seus atos os valores e as práticas democráticas desta instituição centenária, assistimos perplexos a ineficiência e o imobilismo de sua gestão no momento que mais precisamos de um corpo dirigente qualificado e competente para preparar a instituição para a retomada de suas atividades escolares. A verdade é que o IFRN está acéfalo, paralisado, sem prestar os serviços que o fizeram reconhecido e admirado por todo o RN e nacionalmente.

 O conjunto dos servidores e servidoras têm lutado diuturnamente propondo e construindo nos campi as medidas imprescindíveis que possibilitem ao seu corpo docente a capacitação requerida e aos nossos estudantes às condições necessárias (infraestrutura, conectividade, capacitação, acolhimento) para o retorno o mais brevemente possível das aulas em todos os seus campi, especialmente no campus Ipanguaçu. Hoje, 10 de setembro, estamos paralisando nossas atividades remotas em respeito a uma decisão tomada em assembleia pelo conjunto de seus servidores(as). O propósito dessa paralisação é chamar atenção da sociedade para o estado arbitrário vivido pelo IFRN, medida que continuaremos a adotar até que sua autonomia seja respeitada e que o estado democrático volte a fazer parte de nosso ambiente institucional. Conclamamos à população que se juntem a nós servidores(as) nessa batalha! A chegada do IFRN no Vale do Açu certamente possibilitou aos centenas de jovens a oportunidade de ter acesso a uma educação pública de qualidade, gratuita e transformadora de suas vidas e até mesmo da realidade socioeconômica da região. É para termos de volta esse direito e o cumprimento plena de sua função social que estamos lutando pela nomeação imediata do REITOR ELEITO pela comunidade acadêmica do IFRN. Queremos de volta o nosso IFRN com seu funcionamento pleno, fazendo o que faz de melhor, contribuindo para a formação qualificada de nossos jovens, oportunizando e ampliando, suas chances profissionais de inserção no mundo do trabalho e contribuindo para o desenvolvimento de suas regiões.

 #PosseDoReitorEleitoJá #ForaInterventor Ipanguaçu/RN, 10 de setembro de 2020. Servidores(as) do IFRN – campus Ipanguaçu – apoiados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here