Pesquisas presidenciais mostram disputa acirrada entre Lula e Flávio Bolsonaro - O IRREVERENTE

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 21 de setembro de 2026

Pesquisas presidenciais mostram disputa acirrada entre Lula e Flávio Bolsonaro

 


Levantamentos divulgados até 20 de setembro mostram os dois candidatos nas primeiras posições; diferenças variam conforme o instituto.


A disputa pela Presidência da República entra em sua reta decisiva com Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) aparecendo nas primeiras posições dos principais levantamentos nacionais divulgados até 20 de setembro de 2026.


Os números, porém, apresentam diferenças de acordo com o instituto, a metodologia e o período em que as entrevistas foram realizadas. Por isso, os resultados retratam o cenário encontrado no momento de cada pesquisa e não representam uma previsão do resultado das urnas.


📊 Confira os principais números do 1º turno


Instituto Lula

Flávio Bolsonaro


Data Datafolha

39%

36%

17/09


Futura/100% Cidades

38,3%

37,7%

17/09


Atlas/Bloomberg

44,1%

41,7%

17/09


Quaest

36%

31%

14/09


BTG/Nexus

42%

37%

14/09


CNT/MDA

40,6%

30,4%

15/09


Nos levantamentos citados, Lula aparece numericamente à frente de Flávio Bolsonaro no primeiro turno. Na pesquisa Futura/100% Cidades, entretanto, a diferença foi de apenas 0,6 ponto percentual — 38,3% contra 37,7%.


🗳️ Outros candidatos


Além de Lula e Flávio Bolsonaro, os levantamentos também apresentam Augusto Cury, Renan Santos, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, entre outros nomes.


Na pesquisa Atlas/Bloomberg, por exemplo, Renan Santos aparece com 5,1%, Augusto Cury com 3,5%, Ronaldo Caiado com 1,7% e Romeu Zema com 1,1%.


Na Quaest, Augusto Cury aparece com 7%, enquanto Renan Santos e Ronaldo Caiado registram 4% cada.


🔎 E no segundo turno?


As pesquisas também testaram uma eventual disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro.


No Atlas/Bloomberg, Flávio Bolsonaro aparece com 47,2%, contra 46,8% de Lula, resultado descrito como empate técnico considerando a margem de erro do levantamento.


No BTG/Nexus, Lula aparece com 47%, contra 46% de Flávio Bolsonaro, também dentro da margem de erro.


Já a CNT/MDA registrou Lula com 47,3% e Flávio Bolsonaro com 40% nesse cenário.


📌 O que dizem os números até 20 de setembro?


Os levantamentos mais recentes consultados mostram uma disputa apertada entre Lula e Flávio Bolsonaro, especialmente quando são considerados os diferentes institutos e suas respectivas margens de erro.


A pesquisa é uma fotografia do momento em que foi realizada. Cada levantamento possui amostra, metodologia, período de entrevistas e margem de erro próprios. Portanto, os números não devem ser tratados como resultado antecipado da eleição.


O Blog Irreverente continuará acompanhando os levantamentos eleitorais e a movimentação dos candidatos à Presidência da República até o primeiro turno.


Fonte: levantamentos Datafolha, Futura/100% Cidades, Atlas/Bloomberg, Quaest, BTG/Nexus e CNT/MDA, com dados divulgados até 20 de setembro de 2026. �


UOL Notícias +1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here